segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Parklets

“O termo “parklet” foi usado pela primeira vez em San Francisco nos EUA para 
representar a conversão de um espaço de estacionamento de automóvel 
num mini-parquez recreativoz. Depois de São Francisco os “parklets” foram utilizados em diversas cidades norte-americanas, estendendo desde a costa leste a costa oeste e o conceito de Parklet incluí tantos espaços anteriormente
ocupado por carros, bem como os espaços que podem também ativar uma determinada área de uma rua, bairro ou cidade.”, https://cidadequequeremos.wordpress.com/parklet/

Já está em regulamentada na gestão urbana da cidade de São Paulo a utilização do espaço público com a intervenção temporária dos Parklets. 

A influência por melhor qualidade de vida da população e a carência de espaços públicos permitem que seja possível a criação destes espaços como parte integrante da cidade, identificando potencialidades e necessidades de cada região.

A instalação desses equipamentos pode vir de uma administração pública, pessoa física ou jurídica. E seus custos tanto de instalação como manutenção são sob responsabilidade de seu mantenedor.

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza um manual de instruções para instalação e, a proposta deve atender às normas técnicas de acessibilidade e diretrizes estabelecidas pela Companhia de engenharia de Tráfego - CET e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – CPPU.





Precisamos ocupar mais os espaços públicos e fazer com que estes mobiliários urbanos entre outros, sejam parte integrante não somente por estarem ali, mas por serem úteis, funcionais e atenderem as necessidades de cada região.



No site: https://institutomobilidadeverde.wordpress.com/ , veja mais publicações sobre este assunto.

Fotos: *Pinterest
**Acervo Casa Vinte

















Nenhum comentário: