Três andares do espaço Itaú Cultural abrigam a mostra com croquis, plantas e maquetes, a partir desta quinta-feira
O pensamento por trás dos traços do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) será mostrado no Itaú Cultural, em São Paulo, em mais de 300 obras. A mostra "Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos" vai ser exposta nos três andares do espaço, com plantas, croquis, desenhos originais, maquetes, filmes e fotos, a partir desta quinta (5).
Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, a mostra exibe trabalhos de Niemeyer que foram raramente vistos, como projetos inéditos que acabaram permanecendo apenas no papel.
A exposição foi dividida tematicamente em cada um dos três andares, com obras da série "Clássicos", "Inéditos" e "São Paulo". Também faz parte da exposição um rolo de 16 metros de comprimento, praticamente desconhecido, desenhado por Niemeyer durante a gravação do documentário "Oscar Niemeyer - O Filho das Estrelas", dirigido por Henri Raillard, em 2001.
Saiba tudo sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer
Sete maquetes também estão no circuito da mostra, sendo quatro delas inéditas e uma eletrônica, que apresenta o projeto feito pelo arquiteto para sede da CESP (Companhia Energética de São Paulo) em dois terrenos na região da alameda Ministro Rocha Azevedo e da rua São Carlos do Pinhal.
A mostra ainda terá a projeção contínua de dois documentários sobre Niemeyer, exibidos na íntegra: "Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro", com direção e roteiro de Fabiano Maciel, e depoimentos gravados em vídeo de outros arquitetos como Paulo Mendes da Rocha, Ciro Pirondi e Ruy Ohtake.
Na parte fotográfica da exposição, foram selecionadas 179 imagens de fotógrafos como Thomas Farkas, Marcel Gautherot, Leonardo Finotti, Chico Albuquerque, Domingos de Miranda Ribeiro, Michel Moch, Mauricio Simonetti e Kadu Niemeyer.
"Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos"
Itaú Cultural (av. Paulista, 149, São Paulo)
Visitação: de 5 de junho a 27 de julho de 2014
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita
fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2014-06-04/com-arquivos-raros-exposicao-sobre-oscar-niemeyer-recebe-mais-de-300-obras.html